segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Saúde

Meu pai costuma dizer uma frase que tem um significado muito simples e uma profundidade relevante: “A única coisa que devemos desejar nessa vida é saúde, para todo o restante a gente dá um jeito de conseguir”. Quanto mais eu vivo e percebo as situações ao meu redor, tanto mais me convenço da veracidade dessa frase. A nossa condição física perfeita não é um requisito opcional em nossas vidas, nesse sentido as mais variadas situações possíveis são vistas ao nosso redor: às vezes pessoas que não se cuidam apresentam uma saúde impecável; em outras situações pessoas que primam por sua condição física apresentam problemas graves; já em outros momentos pessoas que não se preocupam com a saúde colhem os resultados negativos de comportamentos prejudiciais; e por último, pessoas que respeitam seu bem físico recebem em troca uma vida saudável. A verdade é que a vida não é uma fórmula de matemática onde duas vezes cinco obtemos dez. Existem aqueles momentos em que fazemos a multiplicação, mas o resultado acaba sendo subtraído de nossas expectativas.

Agora, aqueles que levam uma vida desregrada com relação a sua saúde física devem estar pensando que de fato não adianta nos preocuparmos com isso, pois não passa de uma matemática imperfeita, e que o importante mesmo é “aproveitar a vida”. Contudo, eu de minha parte acho que não podemos ser extremos nem por um lado nem por outro. Apesar de perceber que a realidade às vezes não é justa com algumas pessoas, também percebo que temos algum controle sobre o estilo de vida que desejamos ter. O fato é que muitas vezes deixamos para pensar a respeito disso apenas quando já nos encontramos em uma situação delicada, quando o médico diz que determinado problema e suas dores são frutos de uma alimentação inadequada, de uma vida desregrada e abusiva, ou de fatos emocionais que abalam nosso físico. E muitos casos ou são irreversíveis, ou deixam sequelas desagradáveis pelo resto da vida. Então nos damos conta de que no único momento em que tivemos a oportunidade de optar por uma vida fisicamente mais agradável, acabamos optando por não respeitar o templo de nossa existência.

Por algum motivo que acho difícil de explicar, eu sempre fui uma pessoa com uma saúde privilegiada, e se não bastasse isso, nunca tive qualquer tipo de acidente de percurso que me deixasse impossibilidade mais do que uma semana. Mas nem tudo é sempre perfeito. A única queixa que tenho é com o fato de desenvolver gripes com muita facilidade. Ao contrário da maioria das pessoas que gripam uma vez por ano ou nem isso, eu sempre contraio pelo menos de três a quatro gripes ao ano. E não são daquelas gripes suportáveis que apenas nos deixam com uma dorzinha de cabeça e o nariz incomodando aqui e ali. Não! Comigo a coisa é séria mesmo. Minhas gripes são de derrubar, me impossibilitam de fazer qualquer coisa ou sequer pensar, é uma das experiências mais desagraveis que vivencio de tempos em tempos. De qualquer forma, isso por outro lado me fez pensar no quanto valorizo meu bem estar a ponto de fazer o que estiver ao meu alcance para manter sempre essa disponibilidade, pensando não apenas no momento imediato, mas também no futuro que me aguarda para daqui alguns anos, quando então estarei com uma idade avançada, e meu corpo invariavelmente me apresentará a conta com os créditos e débitos da minha administração física.

Muitos contraporiam este argumento dizendo que no meu caso é muito cedo para pensar nesse tipo de coisa e que primeiro eu deveria aproveitar a vida. Mas é importante frisar que o momento certo para tomar esse tipo de decisão é quando ainda temos uma opção a fazer.  Além do mais, aproveitar a vida não pode ser sinônimo de auto-destruição. Por mais exagerado que possa parecer essa expressão, é o que muitas vezes se vê as pessoas fazendo com sua condição física, dedicando-se a atividade e hábitos que por certo trarão prejuízos exclusivamente para quem os pratica. Acredito que seja de extrema valia pensarmos a respeito dessa questão e nos dedicarmos a manter uma condição de vida saudável, seja através dos esportes, dos hábitos alimentares mais saudáveis, da rotina de vida mais tranquila, etc. E  com relação ao que não estiver ao nosso alcance, compartilhar do pensamento que citei no primeiro parágrafo: torcer para termos saúde, porque tendo isso, todo o resto podemos tentar conquistar por nós mesmos.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário