sábado, 26 de novembro de 2011

Orgulho de ser Universal

Porque eu teria orgulho de ser gaucho? Porque eu teria orgulho de ser brasileiro? Ou de ser Sul Americano, quando eu sei que pertenço ao universo; e o universo me pertence? Respeito a minha história, e isso é fundamental; mas não me limito ao que para mim representam, sei que posso ir muito alem. Não me sinto parte de algo, porque isso me exclui do todo. Me sinto parte do todo, mesmo com nossas diferenças, porque sei que o todo é uma possibilidade infinita da qual faço parte, mesmo que dele não me permitam desfrutar. Talvez não possa entrar em outros países por questões legais, mas sei que se não houvessem seres humanos limitados assim como eu, também não haveriam limites que me impedissem de cruzar o mundo livremente. É pena que usemos nossa capacidade de desbravar os limites para criar fronteiras. Nos sentimos donos de uma terra que não nos pertence com exclusividade, mas com reciprocidade. Nos sentimos donos de uma cultura que não criamos, mas que herdamos. Se não nos limitássemos, seriamos ilimitados. Não sou branco nem preto, nem amarelo nem vermelho, sou multicolor e incolor. Tenho orgulho de ser universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário